Psicologia da moda no mundo

Infelizmente, aqui no Brasil temos muito que aprender sobre a psicologia da moda. Porém, em  NY, Florença  e Londres já existem psicólogos que desenvolvem várias pesquisas nessa área.

Dawnn Karen, psicóloga da moda em NYC  (já trocamos algumas conversas sobre a psicologia da moda) é fundadora da  Fashion Psychology Success e Fashion Psychology Field

Carolyn Mair psicóloga  da moda em Londres,  tem várias pesquisas na área como   a preocupação sobre questões ambientais e a moda, autoestima, imagem corporal, consumismo, etc. Carolyn afirma  que a psicologia contribui com a moda em vários aspectos. A psicóloga, em uma de suas pesquisas,  aborda os danos do mundo fashion ao meio ambiente  mostrando que comprar menos contribui para um mundo melhor.

Karen Pine , psicóloga da moda em NY, autora do livro “Mind what you wear: the psychology of fashion”. Em uma de suas pesquisas, Karen discorre sobre o efeito que as roupas tem nas pessoas. Para a psicóloga, o vestir é uma transformação, uma terapia e uma ciência.

Paola Pizza , psicóloga da moda em  Florença, autora do livro “Psicologia sociale della moda”. Em um de seus estudos, Paola  investiga a expressão da identidade e a interação social.  Ela é fundadora do site  www.psicologiadellamoda.com .

 

 

 

Anúncios

8 comentários sobre “Psicologia da moda no mundo

    1. Alessa Baeza disse:

      Olá Maria! Infelizmente não temos nada ainda no Brasil. Estarei escrevendo artigos e postarei ais poucos aqui no Blog. No final do anos terei resultados de uma pesquisa que começarei em junho. Obrigada por acessar o Blog. Bjs!!!

      Curtir

  1. yara vieira disse:

    Boa noite Alessa! Primeiramente gostaria de lhe parabenizar por seu trabalho, estava fazendo pesquisas sobre psicologia e moda e encontrei seu site. Fiquei muito feliz, pois é muito difícil achar algo no Brasil relacionando a psicologia e moda. Com certeza serei sua leitora numero 1.
    Me chamo Yara e sou estudante de psicologia, estou concluindo o curso, assim como vc sou apaixonada por psicologia e moda, meu tcc será sobre psicologia e moda, mas estou tendo uma certa dificuldade quanto ao referencial teórico, pois como vc disse, aqui no Brasil os estudos ainda são poucos. Vc poderia me indicar alguns livros (que eu tivesse acesso em português) que pudessem me ajudar nos meus estudos? Ficarei muito grata se puder me ajudar.

    Curtir

    1. Alessa Baeza disse:

      Yara, querida!! Estou confusa mas acho que respondi pra você pelo Instagram, não foi? De qualquer forma vou dar um feedback mesmo depois de tanto tempo… desculpe. Então, não temos nenhum material específico sobre a Psicologia da moda no Brasil, infelizmente.
      Comecei a escrever artigos e estarei postando no blog. Em junho começarei estudos com base em testes e questionários, porém, o resultado será apenas no final do ano. Obrigada por acessar meu blog. Beijos!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s