Transtorno Dismórfico Corporal – saiba um pouquinho
Você já ouviu falar em Transtorno Dismófico Corporal (TDC)? Ou melhor, você conhece pessoas que nunca estão satisfeitas com seu corpo ou rosto? Pessoas que sempre acham um defeito em si mesmas? Pessoas que praticamente se transformam em outras com plásticas intermináveis? Pois é, esses foram alguns exemplos de indivíduos que sofrem desse transtorno.
Segundo o DSM-5, o Transtorno Dismórfico é caracterizado pela preocupação excessiva com a aparência e com os defeitos que são inobserváveis ou inexistentes. Os Indivíduos com tal transtorno podem focar em determinada parte do corpo como a pele (percepção de acne, cicatrizes, rugas, etc) o nariz (tamanho ou formato), sobrancelhas, entre outras. As preocupações são intrusivas, indesejadas e duram em média de 3 a 8 horas por dia.
Os comportamentos mais comuns são:
- comparar a aparência com a de outros;
- verificar constantemente os “defeitos” em espelhos;
- arrumar-se de maneira excessiva;
- procurar por tratamentos estéticos;
- praticar exercícios compulsivamente para ganho de massa muscular;
- fazer uso de anabolizantes;
Esses comportamentos trazem prejuízo social e sofrimento clinicamente significativos. Há também a dismorfia muscular, uma forma do transtorno que ocorre quase que exclusivamente em homens, porém, vem aumentando em mulheres que têm abusado de anabolizantes e da prática excessiva de musculação.
Além disso, é importante citar os delírios de referência. Indivíduos com esse transtorno acreditam que outros prestam especial atenção em seus defeitos imaginários.
Sem o tratamento adequado o TDC pode se transformar em em transtorno crônico e perigoso, podendo haver risco de suicídio. Por isso é importante a psicoterapia e muitas vezes o tratamento farmacológico.
Interessante a abordagem psicopatológica no seu site. Tem muita gente doente achando que é normal a busca sem limites da “beleza “.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada pelo feedback. Espero que o artigo ajude a esclarecer um pouco sobre o transtorno!
CurtirCurtir